Conheça os alimentos que turbinam a rotina de trabalho

O que você coloca no prato pode ser a chave para o seu sucesso na carreira profissional. Duas nutricionistas indicam os melhores alimentos para se sair bem das 9h às 18h

A cereja é boa para a memória, e também ajuda a melhorar a qualidade do sono
Foto: Getty Images

Seu trabalho exige decisões rápidas? Você precisa ser criativa 24 horas por dia? Se não estiver com pique total, não dá conta do expediente? Pois o que coloca no prato pode ser a chave para o seu sucesso na carreira. Duas nutricionistas indicam os melhores alimentos para se sair bem das 9 às 6:

Músculos a toda prova

Para quem dá o resultado – Personal trainer, fotógrafa, vendedora de loja…

Se o seu trabalho exige cada músculo do corpo, você precisa de alimentos que deem disposição, como os ricos em carboidratos. E de proteínas, para manter a musculatura acordada. Evite refeições fartas para facilitar a digestão. “Tenha à mão lanches como cookie integral. São os tais carboidratos complexos, que liberam energia aos poucos”, diz a nutricionista Ligia Henriques.

No cardápio:

· Edamame – Rico em fibras, carboidratos, proteínas e vitamina C, mix potente para quem precisa de energia. “E tem a vantagem de não desregular os níveis de colesterol”, diz a nutricionista Elaine Rocha de Pádua. Assim como a soja, possui antioxidantes que preservam a saúde das células, e tem mais vantagens: maior concentração de fibras, melhor textura e sabor. “Os grãos ainda verdes do edamame são digeridos mais facilmente e precisam de menos de tempo de cozimento em relação à soja”, afirma Elaine.

· Chia – Ótima fonte de proteína, essencial para os músculos. Só perde para a carne vermelha. Ganha da aveia, do amaranto, da quinua e do arroz. Também é rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, em fitoesteróis, nutrientes e compostos ativos com ação antioxidante. “Por tudo isso, pesquisas têm mostrado que ela ajuda a controlar o peso e os níveis de glicemia”, diz Elaine. A dose: 1 colher (sopa) ao dia.

· Tainha – Esse peixe barato e brasileiro é rico em ômega 3, que fornece energia de qualidade. “Além de proteína, possui essa gordura benéfica, que dá pique e de quebra ajuda a combater doenças cardiovasculares e diabetes”, diz Elaine.

· Acerola – A vitamina C dá adeus à canseira.

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