Dinheiro – como juntar e multiplicar

Todo mês você sente que o salário não foi suficiente para cobrir os seus gatos. Quer mudar essa história? Experts em finanças pessoais ajudam você

Dica: estabeleça um limite para a compra por impulso
Foto: Dreamstime

Organizar a vida financeira não é nada excitante, certo? Para ajudá-la separamos soluções práticas e objetivas que a deixarão em paz com seu rico dinheiro. Reunimos aqui o básico que todas as mulheres deveriam colocar em prática sobre poupar, investir, administrar as despesas e até pedir aumento. Tome nota :

Sem aperto numa emergência

Perder o emprego, bater o carro… Para construir uma reserva que cubra imprevistos, comece a poupar até ter o suficiente para viver em 12 semanas. Uma vez que tenha atingido a meta, nada de tocar nela (e não, aquela sandália incrível não conta como emergência!). Como guardar? Todo dia de pagamento, transfira direto para um fundo conservador 10% de seu salário.

Como fazer uma divisão esperta de despesas…

Antes de mais nada, você precisa estar ciente de quanto ganha por mês. O passo seguinte é destinar uma parte do montante para algum investimento. “Aconselho aplicar 10% do salário. Os 90% restantes podem ser usados como você bem entender”, orienta Sandra Blanco, consultora de investimentos e autora dos livros A Bolsa para Mulheres (Campus) e Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro (Qualitymark). Para você ter uma base de quanto gastar com cada despesa, pode seguir estas estatísticas:

Uma mulher gasta em média…

· Até 25 % com moradia, incluindo aluguel, impostos e taxas, serviços públicos e manutenção

· De 5 a 7% com educação

· De 7 a 8% com roupas, acessórios e afins

· De 5 a 6% com alimentação

De 44 a 48% com outras despesas, prazeres (como uma viagem) ou até mesmo compras.  Muito, não é mesmo?

Compra inteligente

Estabeleça um limite para aquisições por impulso. Se uma sandália custa mais de 200 reais, dê a si mesma 24 horas para pensar se vale mesmo a pena ou pode viver sem aquele mimo. Nesse tempo, pode até encontrar uma bem parecida por menos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s