Economista ensina como controlar as finanças sem abrir mão das compras

Manter as finanças em dia exige algumas renúncias, mas isso não significa deixar de comprar.

O economista Samy Dana, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), sugere a equação: 4 mil rendimento = 2 mil gastos fixos + 1 mil guardar na poupança + 1 mil para fazer o que quiser

Veja como isso é possível:

– Organize seus gastos

Comece listando os gastos básicos para sobreviver, como o aluguel, as contas fixas e as despesas com alimentação. “Recomendo que seus gastos essenciais não ultrapassem 50% dos seus rendimentos líquidos mensais. Dos 50% que sobraram, reserve metade para gastar com o que você quiser”, diz Samy.

– Tenha um alvo

Não dá para ter tudo. Então, cada escolha é uma renúncia. Você pode desejar um sapato bacana, uma bolsa grifada, uma viagem, tratamentos estéticos ou qualquer coisa que seja do seu gosto. Sabendo o que quer e quanto isso custa, dá para se organizar para fazer a compra. “Se você não estoura o orçamento do mês, não tem problema!”

– Faça escolhas

Ok, este mês você pretende usar parte da grana “para fazer o que quiser” com um novo par de sapatos. “Comprar uma sandália de 200 reais significa ter que deixar de gastar 200 reais em outras coisas. Ou seja, outro supérfluo sai da lista.” Vai economizar no jantar fora? Seria melhor cortar a TV a cabo? “E essas renúncias vão valer a pena se comparadas à satisfação de adquirir um sapato novo? Se sim, siga em frente.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s