Elas sabem lidar com dinheiro

Hoje muitas mulheres assumem uma atitude masculina quando lidam com seu dinheiro. Mas os especialistas alertam: ser feminina aumenta as chances de ganhos

Ser feminina ao lidar com os investimentos é uma atitude aprovada por especialistas
Foto: Getty Images

Se você se sente um peixe fora d’água quando o assunto é mercado de ações, inspire-se em outras mulheres. Hoje, um quarto das pessoas físicas presentes na bolsa são mulheres – se elas podem, você também pode!

A participação feminina no mercado de ações saltou de cerca de 15 mil em 2002 para quase 150 mil em 2011 – um aumento em torno de 900%. Por causa de campanhas de popularização, também houve crescimento significativo da ala masculina no período. Mas bem menor: 540%. E as mulheres não estão apenas ganhando espaço aí, mas lucrando mais do que eles, aponta um estudo recente da empresa inglesa Barclays Wealth and Ledbury Research. Isso porque elas reúnem características que os tornam mais propensas a multiplicar a grana.

Desafios diferentes

A própria natureza da bolsa de valores – que acena com a possibilidade de altos rendimentos, mas oferece maior risco – contribuiu , em parte, para que ela permanecesse até há bem pouco tempo como um território quase exclusivamente masculino. “Os homens são mais atraídos pela aventura e pela competição”, diz o psiquiatra Luiz Cuschnir. Isso significa que as oscilações das ações incitariam o gosto deles pelo desafio.

Já as mulheres não são movidas pelo mesmo tipo de emoção. Tanto que demoraram a descobrir a bolsa e, uma vez lá, adotaram uma postura claramente diferente da masculina. “Eles se satisfazem olhando apenas os números, enquanto elas não são tão matemáticas”, compara Cuschnir. “As equações femininas são mais sofisticadas.” É verdade. Quando elas escolhem as companhias em que vão investir, não se contentam em conhecer apenas as taxas de rentabilidade, como eles. “As mulheres compram ações com o pensamento de que estão realmente se tornando sócias das empresas”, ressalta a consultora Anna Carolina Campos. “Por isso, elas costumam preferir aquelas que têm administração eficiente mas justa e fazem ações sociais.”

Os homens são da bolsa, e as mulheres também

Você já deve ter brigado com seu namorado porque queria que ele parasse o carro e pedisse informação, enquanto o lindo insistia em tentar, pela quarta vez, achar um endereço sozinho. Aí está outra diferença. “As mulheres perguntam bastante antes de decidir por uma aplicação. Já os homens não gostam de pedir opinião”, compara Alexandra Almawi, consultora, de São Paulo. “Nós padecemos menos dessa autoconfiança exagerada masculina”, afirma a psicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, autora de A Cabeça do Investidor – Conhecendo Suas Emoções para Investir Melhor (Évora).

A médica Flaviana Amarante da Silva Ramos, confirma a tese. Antes de começar a aplicar na bolsa, em 2008, devorou muitos livros sobre investimentos. Só deu o primeiro passo quando tinha a certeza de que sabia onde pisava. Ainda assim, sempre preferiu opções mais garantidas. “Escolho ações entre as chamadas blue chips [de empresas de primeira linha, como Petrobras e Vale”, conta ela, que hoje tem o blog Cansei de Ser Pobre. “Mercado de ações não é assunto tão difícil. Nós, mulheres, já estamos dominando esse tema”, acredita.

Ser feminina ao lidar com os investimentos é uma atitude aprovada por especialistas, pois é o que ajuda a lucrar. “Quando investem, as mulheres têm mais visão de longo prazo, preocupam-se com o futuro”, diz Vera. No mercado de ações, enxergar longe e não ter pressa de ganhar pode ser fundamental. Já os homens são mais imediatistas, querem lucrar logo e muito. Por isso, às vezes mudam demais seu dinheiro de lugar. Não podem ler ou ouvir um amigo falar que os papéis de certa empresa estão bombando que já querem também. O problema é que, ao pularem pra lá e pra cá, acabam escolhendo galhos errados. “Ainda que acertem, a cada mudança, pagam impostos e taxas que comem o dinheiro”, explica Vera.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s