Mulheres estudam mais, mas ganham 25% a menos do que os homens

Negras e pardas, para piorar, são minoria entre as brasileiras com ensino superior completo

Estamos em 2018 e uma conta ainda não fecha. A nova pesquisa Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, do IBGE, aponta que há dois anos homens e mulheres acima de 25 anos de idade com ensino superior completo representavam, respectivamente, 20,7% e 23,5% da população brasileira — ou seja, a maioria das pessoas com diploma nessa faixa etária são mulheres. Mesmo assim, elas ganharam, de 2012 a 2016, 75% do rendimento mensal deles (R$ 1.764 contra R$ 2.306, em média).

Betina Fresnada, economista e analista da Gerência de Indicadores Sociais do IBGE, esclareceu à Agência Brasil que o nível de educação não necessariamente se reflete na posição que ocupamos no mercado de trabalho. Entretanto, seguindo uma linha de raciocínio lógica diante desses dados, as mulheres é que deveriam ter os maiores salários.

Outro ponto interessante é que, já no ensino médio, a taxa de frequência escolar líquida ajustada no ensino médio em 2016 foi maior entre os estudantes do sexo feminino (73,5% contra 63,2% dos estudantes do sexo masculino). A teoria é a de que o ambiente escolar é mais adequado à criação das mulheres, que prima pela organização, pela disciplina…

O recorte de raça agrava a situação. Das brasileiras diplomas mencionadas acima (23,5%), somente 10,4% são negras ou pardas. Os mesmos grupos são minoria entre os homens (7%).

Para esse levantamento, o IBGE compilou dados de três pesquisas: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s