Plano de carreira: cresça rapidamente na empresa

Dicas para surpreender o chefe e conquistar os colegas de trabalho. Prepare-se para atingir o sucesso profissional!

Plano de carreira: cresça rapidamente na empresa

De nada adianta fazer um bom trabalho sem vender seu peixe. Faça marketing pessoal!
Foto: Getty Images


Ser promovida não acontece do dia para a noite. Você terá de provar seu valor para convencer seu superior. Mas não se preocupe. Montamos uma campanha que vai levá-la direto ao poder, apontando todos os movimentos a serem dados a cada três meses. Estude-os, ponha-os em ação e você se tornará a estrela do escritório em doze meses – ou menos.

Mês 1: idealize sua missão
Para abrir seu caminho profissional, é preciso detalhar qual é o cargo de seus sonhos e depois pôr em prática todos os talentos e habilidades de que dispõe.

Dê uma olhada à sua volta 
Você quer o lugar de sua chefe imediata? Que tal um emprego num outro departamento? Se ainda não decidiu exatamente o que quer, vai ter que descobrir seus potenciais – e, se for o caso, aceitar suas limitações – antes de tomar uma decisão. Peça delicadamente a vários superiores um resumo do que eles fazem e quais os requisitos necessários para manter o emprego. Vislumbre suas possibilidades e imagine um cargo que se encaixe em seus interesses. E se nenhuma posição se enquadra nas suas expectativas? Abra seu próprio espaço dentro da equipe.

Aprimore as qualidades específicas que são indispensáveis para agarrar o cargo
Trabalhar feito um mouro não leva a lugar algum, se você não se concentrar nas áreas certas. Portanto, preste atenção ao que mais agrada a seu chefe. Uma agenda cheia de clientes? O cumprimento perfeito dos prazos finais? Uma lábia do outro mundo? Sabendo para onde direcionar sua energia, você diferencia o trabalho esperto da perda de tempo esquentando a cadeira.

Mês 3: venda bem o seu peixe
Agora que a meta de sua carreira está bem clara e depois de chamar a atenção por seu trabalho árduo, dê algumas pistas à sua superior de que você pretende chacoalhar sua vida profissional. O próximo passo:

Pergunte a quem está no comando 
Pergunte o que sua chefe espera da equipe, aquilo que ela mais valoriza num profissional – alguma coisa que os seus colegas (ufa, a competição) não sabem. É um movimento audacioso. Mas esse é exatamente o ponto-chave. Sua chefe vai passar a encará-la como uma funcionária ambiciosa que tem iniciativa própria –  e, o mais importante, vai ficar de olho em você. Agende alguns minutos e diga: ”Gostaria de crescer aqui dentro, o que você sugere?” E anote. A pior coisa que você pode fazer é pedir e não seguir um conselho, por ficar nervosa e ter-se esquecido do que ela disse. No dia seguinte, mande um memorando agradecendo a atenção e o tempo dispensado a você. E mencione alguma idéia que surgiu a partir daquele encontro.

Trabalhe afinada ao temperamento dela 
Você captou a atenção de sua chefe, portanto mantenha um relacionamento amistoso entrando em sintonia com o estilo dela. Se for do tipo matutino, apareça você também cedo no trabalho para mostrar serviço – como político em época de eleições -, ainda que isso seja mortal para você. Se ela é do tipo que adora uma reunião, demonstre sua verve na mesa de conferências. Se o PalmPilot é o objeto de desejo dela, compre um. E preste atenção às implicâncias verbais da mandachuva em questão. Quando você diz: ”Não sei, mas….”, sua superior se arrepia toda? Então substitua a frase por: ”Vou descobrir”. Adaptar-se à linguagem e aos hábitos de trabalho da líder vai ajudar vocês a estreitar a comunicação.

Mês 6: lance sua marca registrada
Você fez um enorme alarde com seu desejo de promoção e agora precisa refrear sua boca grande. É hora de:

Estarrecer sua chefe 
Escolha uma idéia que vai deixá-la extasiada. Mas tenha certeza de dar conta do recado. A estratégia: avalie seus pontos fortes – organizando, conseguindo novos clientes, resolvendo problemas – e demonstre seu talento. Assim que lhe derem carta branca, prometa menos e faça mais. Como as coisas costumam demorar o dobro do que prevemos, calcule seus prazos com uma margem de folga e depois entregue o trabalho antes da data marcada. Ela vai jurar que você está passando suas tarefas com antecedência. 

Tenha em mente que sua meta final é conquistar a admiração da chefia. As pessoas são promovidas quando, contratadas para executar cinco tarefas, dão conta de dezessete. Suzana, 27 anos, corretora de imóveis, ofereceu-se, voluntariamente, para agilizar todas as transações paradas – o tipo da tarefa que nenhum outro funcionário ousaria propor. Num prazo curto, o tempo suficiente para os colegas questionarem a viabilidade do projeto, Suzana deixou todos eles para trás.

Promova-se 
Você pode desempenhar bem uma série de funções, mas ninguém vai lhe dar crédito se não souber vender seu peixe. Envie relatórios constantes à sua chefe. ”Se você não mostrar sua performance, ninguém vai fazer isso por você”, afirma Márcia, 25 anos, arquiteta que foi promovida três vezes em dois anos – depois que, em rápidas reuniões semanais, começou a pôr seu gerente a par dos progressos que estava alcançando. 

Quer uma sugestão para ganhar pontos? Durante a reunião, levante-se e diga: ”Queria agradecer a colaboração de Renata neste projeto, que resultou num aumento de 10% nas vendas”. Ao divulgar seu trabalho assim, você transmite uma imagem duplamente favorável – competência e generosidade. Algumas outras manobras espertas: adote uma assinatura para o seu trabalho. Transforme o post-it cor de laranja – em vez do amarelo de sempre – em marca inconfundível de suas anotações, para que todos identifiquem imediatamente a autora daquelas idéias inteligentes. 

Veja, na próxima página, o que fazer no próximo semestre para crescer na carreira!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s