‘Qual o problema das mulheres?’ é uma crítica as aulas de história

A narrativa irônica e sarcástica mostra como somos marginalizadas desde os primórdios

Sabe, eu nunca tinha parada para pensar como as nossas aulas de história do mundo — e nacional — são cheias de heróis homens. Pele jeito que nos foi contado, eles foram as mentes brilhantes e geniais que, com o passar do século fizeram a humanidade ser como é hoje. Mas e as mulheres? Estavam escondidas em um buraco nesse tempo todo? O livro Qual o Problema das Mulheres?, de Jacky Fleming (LPM), levanta essa questão.

A história é toda narrada cheia de ironias e sarcasmos. Se a gente não prestar atenção vai até achar que é um louvor as glorificações masculinas. Mas tudo não passa de um jeito debochado de mostrar como as mulheres foram marginalizadas e como pensadores, muito renomados, como Einstein e Darwin eram machistas e reafirmavam que as mulheres não era espertas o suficiente, frágeis demais e incapazes de aprender, com o passar dos danos.

Eu fiquei chocada ao reparar o quanto falamos mesmo pouco nas mulheres nas aulas de história. Cadê as pensadoras, químicas, físicas e biólogas que fizeram a diferença do mundo? Cadê aquelas mulheres que se rebelaram contra o que foi imposto a elas? A gente nunca ouviu falar!

O legal é que no final dessa longa narrativa sarcástica feita pela cartunista e feminista britânica, existe um pequeno perfil dessas mulheres que marcaram a história e que são esquecidas e deixadas de lado.

É bom lembrar e bom saber.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s