Quando vale a pena aceitar o convite para uma sociedade

Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir — O Livro do Dinheiro para Mulheres, ensina como fugir deles

Uma leitora mandou a seguinte dúvida: “Trabalho há oito anos em uma mesma empresa. Comecei como estagiária e hoje ocupo um cargo ótimo. Junto com outros dois designers, sou o braço direito do meu chefe. Como não tenho mais como crescer na hierarquia, ele me convidou para ser sócia e me dar uma porcentagem da agência, algo em torno de 6%. Vale a pena?”. Essa é um bom questionamento.

Se estiver passando pelo menos, você deve calcular o que isso quer dizer como remuneração anual. Compare quanto ganha hoje (14,5 salários, contando 13º e férias) + benefícios e compare com o que os 6% da sociedade representam. A conta da sociedade tem que ser pelo menos 30 a 40% mais alta do que a de funcionária.

A empresa vai economizar uns 80% do que gasta com você hoje, só em encargos trabalhistas. Se você ficar com metade desse valor, me parece um bom negócio para ambos. Também é importantíssimo ler muito bem o contrato de sociedade para checar se você não está entrando em algo que possa trazer riscos no futuro, como dívidas.

Com 6% você sempre será uma sócia minoritária, portanto não tem como impedir que os sócios majoritários tomem decisões que podem impactar na sua vida. Por último, veja como são tratados outros sócios minoritários, converse com eles! E, em caso de você resolver sair da sociedade, é preciso estar clara a maneira de valorizar e receber os 6% da sua venda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s