Saiba por que sexta-feira 13 ficou conhecida como o dia do azar

A explicação pode ser matemática ou religiosa

Sim, hoje é sexta-feira 13. Você já deve ter se deparado a essa altura com pessoas fazendo simpatia, falando da data, tendo medo do azar e do que pode acontecer hoje… Tantas coisas que até ficamos um pouco confusas. E, olha, que nem sempre todo mundo sabe de onde vem essa preocupação.

Mesmo que você não seja supersticiosa, existe uma pesquisa que mostra que até aqueles que não acreditam acabam se influenciando por toda essa preocupação. Um estudo feito por Jane Risen, uma cientista comportamental da Universidade de Booth School of Business, de Chicago, descobriu que pessoas que se identificam como supersticiosas e aquelas que não se consideram assim, acreditam que coisas ruins têm mais potencial de acontecer quando eles foram “contaminados”, disse em entrevista ao site da National Geographic americana.

Só que enquanto você bate na madeira, não passa embaixo da escada e joga um punhado de sal para trás, já parou para pensar de onde vem essa história? É difícil de afirmar com certeza de acordo com historiadores, mas o “dia do azar” está ligado a acontecimentos da religião. A começar pela Santa Ceia, quando Jesus fez uma refeição com 12 apóstolos (somando 13 pessoas, se contarmos Jesus), mas foi traído e crucificado em uma sexta-feira. Segundo a National Geographic, há ainda pessoas que acreditam que Eva comeu a maça em uma sexta-feira e que Abel matou Cain em uma sexta-feira 13.

Para os não religiosos, o problema é o fato do 13 vir depois do 12 na sequência numérica. Isso porquê doze é considerado um número completo (a ver que temos 12 meses, 12 signos, 12 deuses do Olimpo…).

Existem muitas histórias em relação a esse dia, mas na dúvida, como diz o estudo, é melhor prevenir, não é mesmo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s