Saiba como balancear alimentação e sentimentos

Escolha a comidinha certa para o que estiver sentindo

Um pote de sorvete para aliviar um pé na bunda. Hambúrguer para curar ressaca. O que fazer quando seu estado emocional vence os hábitos saudáveis? A nutróloga Mariela Silveira, do Kurotel, em Gramado (RS), dá dicas para controlar a alimentação mesmo quando seu dia não está lá aquelas coisas…

 

Se você está…

…estressada

Trabalho corrido, prazo apertado e o pior humor possível. Seu organismo vai sofrer uma baixa de dopamina, neurotransmissor do prazer. “Invista em carboidratos complexos, fibras e açúcares de boa qualidade (como o demerara, de coco ou mascavo), que quebram o ciclo e garantem a sensação de saciedade”, afirma Mariela.

Coma:

Chips de batata–doce, assados no forno e regados com um fo de azeite.

…Cansada

Nos dias em que você está quase dormindo em pé, os níveis de vitamina B12 reduzem muito, causando fadiga e indisposição. “Nesses momentos, é importante repor a vitamina com alimentos de origem animal, como carnes, ovos e lacticínios”, diz a nutróloga.

Coma:

Uma omelete caprichada ou o clássico iogurte com mix de castanhas.

…De coração partido

Além da alta produção de lágrimas, em momentos de abalo emocional o corpo sofre com baixa de triptofano, aminoácido que regula a serotonina e, consequentemente, nosso humor. Para compensar, o organismo pede alimentos estimulantes que elevem esses níveis no organismo.

Veja também

 

Coma:

Chocolate 75% cacau, que prolonga o bem-estar e evita que se coma a barra toda.

…De ressaca

Você bebeu como se não houvesse amanhã. Só que houve. E acordou com desejo de alimentos pesados, como hambúrguer. Isso porque o álcool no organismo causa desidratação e desregula o intestino. “Tome muita água e bebidas fermentadas artesanais, como kefr e kombucha, ricos em fibras”, diz Mariela.

Coma:

Uma tapioca levemente salgada com mussarela de búfala, tomate e manjericão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s